MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sobre o FORQUAP

Última modificação: Quinta-feira, 5 de outubro de 2017

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (FORQUAP)

O Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional – FORQUAP foi constituído em 2005, simultaneamente com a aprovação do Mestrado em Educação Tecnológica. Foi precedido pelo Grupo em Educação Tecnológica, hoje já desativado, que congregava os mestrandos em suas várias linhas de pesquisa. O FORQUAP tem dois grandes objetivos: estudo e pesquisa.

Quanto aos estudos, tem privilegiado temas referentes à formação e qualificação profissional na relação Trabalho-Educação nas áreas de Sociologia do Trabalho, Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Educação, Engenharia entre outras. Contempla reflexões ligadas à educação formal e não formal e continuada do/a trabalhador/a buscando a dialética entre o mundo do trabalho e a academia. Tem como principal objetivo estudar os tipos de profissionais demandados pelo mundo do trabalho, além de proceder a uma análise comparativa da atuação e posição ocupacional dos/as profissionais em relação às novas tecnologias, processos organizacionais de trabalho e da produção flexível, mapear as novas habilitações, competências e qualificações exigidas dos/as trabalhadores/as no setor produtivo, levando-se em consideração as relações sociais de gênero e as diversidades de classe, raça e geracional.

Quanto à pesquisa, os objetos definidos vão ao encontro de temáticas ligadas às relações sociais produtivas, com ênfase na formação e qualificação profissionais, na lógica de competências e nas relações sociais de gênero e sua interseccionalidade com geração, classe e raça, na educação profissional e no mundo do trabalho. Os projetos desenvolvidos e, em desenvolvimento, possuem foco na investigação das transformações do trabalho pelas contínuas reestruturações capitalistas, bem como das competências dos trabalhadores e trabalhadoras jovens, adultos e idosos, para responderem com efetividade científico-tecnológica as demandas profissionais com consciência crítica e reflexiva.

Os componentes do FORQUAP são pesquisadores/as de diversas instituições: professores/as doutores/as, doutorandos, mestres e mestrandos/as, estudantes de iniciação científica, profissionais de empresas que possuem, em seus estudos e investigações a problematização da educação profissional técnica e tecnológica em suas variadas categorias: atuação com a Ciência & Tecnologia, relações sociais de gênero e suas imbricações e interseccionalidade com geração, raça e classe social, o desenvolvimento político econômico e social, as inovações tecnológicas, a formação dos/as profissionais técnicos, tecnólogos/as e engenheiros/as, entre outras. Seus Projetos de pesquisa têm recebido apoio das principais agências de fomento à investigação do país: FAPEMIG, CNPQ, CAPES e pelo Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG (por meio de seus editais internos) o que demonstra a qualidade de seus projetos.

Conta hoje com a coordenação das Professoras Doutora Raquel Quirino Gonçalves e Doutora Adriana Maria Tonini, Líderes do FORQUAP no CNPq, que coordenam, respectivamente, as duas linhas de investigação: “Relações de Gênero na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no Mundo do Trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica” e “A Lógica de Competências no Mundo do Trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica”. Atualmente desenvolve três pesquisas, sendo: 1) “Aquisição de saberes profissionais na escola e no mundo do trabalho e sua relação com a ciência e a tecnologia”, coordenada pela Professora Adriana Maria Tonini; 2) “Relações Sociais de Gênero na CT&I, no Mundo do Trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica”, financiada pela FAPEMIG e 3) “Relações de Gênero e a Produção Científica das Mulheres Pesquisadoras do CEFET-MG”, financiada pelo PROPESQ CEFET-MG, ambas coordenadas pela Prof.ª Raquel Quirino Gonçalves e desenvolvidas por pesquisadores do CEFET-MG, vinculados aos Mestrados em Educação Tecnológica e bolsistas de Iniciação Científica.

Contatos: www.forquap.cefetmg.br – Telefone: (31) 3319-6806